Friday, April 20

Ensaio às duas da manhã

A mais questionável das invenções humanas é sem dúvida a da rotina. Eu adorava saber quem foi o génio que pensou que era engraçado viver um dia a dia aparentemente automatizado. Bem sei que é preciso ter-se em conta os tempos em que vivemos, mas será mesmo necessário fazer de tudo uma corrida? Pressão, pressão, pressão, ainda nem sei o que isso é e já me curva as costas. É adorável ver-me, como a vocês, perder postura sob o peso sufucante de coisa nenhuma que não conheço e que me afecta directamente; chama-se futuro, e foi pensado de modo a poder parasitar esse conseito surrealista do presente, que por sua vez surgiu quando toda a gente se cansou de olhar para atrás das costas. "Jovens, Jovens, vocês é que vivem, não têm preocupações." Quem nos dera, não é? Bem, mas antes este estado de reciclagem mental que uma vida de correntes como as dos nossos pais. Deve ser absulutamente agonizante ser-se adulto. Poder ter noção de como a vida consegue realmente, e desculpem-me o vocabulário, ser uma puta, no sentido em que nos faz o serviço, mas em troca de alguns momentos de prazer nos obriga a pagar, e por vezes bem caro. Saber, também, que há toda uma luta, travada a cada instante: luta nas estradas, luta no emprego, luta de manhã nesse joguinho de puzzle que é o "ficar pronto para sair"(Arranjar? Nós montamo-nos para causar impressão!"). A vida nunca foi perfeita, e eu sei-o pela experiência que me trouxeram todos estes séculos de reencarnação. Esta é a minha certeza, a minha queda no dogmatismo, que a vida não é fácil, que é uma luta connosco próprios, tal como as disputas pela vida na natureza. No entanto, existe uma difença, é que o nosso processo de selecção natural chama-se nota.

2 comments:

Anonymous said...

E se imaginassem a vida sem a rotina? Eu acho que seria um pouco estranho...Estamos tão habituados a ela que imaginar o nosso dia-a-dia sem esta já nem é possível. Nada na vida é perfeito. Portanto os nossos dias estão rodeados de coisas boas e más. Se repararem bem, nenhum dos dias q passam por nós é igual: há sempre algo diferente ou surpreendente. Portanto acho que, embora seja horrível e muito repetida, a vida sem a rotina não é nada.

O Fugas said...

Está bem, gostei de ouvir ^^ Eu próprio me queixo de muita coisa, mas admito que as coisas são como são, e que temos sempre o sonho e a imaginação, portanto nunca estamos propriamente abandonados à rotina/realidade. Either way senti a necessidade de fazer um desabafo.