Wednesday, August 1

Secção Linguística

Há algum tempo pensei em criar uma secção dedicada à lingua portuguesa. Fi-lo. No entanto, por falta de tempo ou disposição suficiente, apenas saíu um artigo. Este é o segundo portanto. O principal objectivo é primar por um bom uso da língua. Para tal faço pesquisas e tento partilhar aquilo que consigo apreender e aprender convosco.
Nós e A gente



Muitas vezes vamos na rua ou falamos com alguém e ouvimos a expressão "A gente fazemos" ou "A gente comemos" e muitas outras assim formuladas, com o sujeito na 3ª pessoa do singular (A gente - ele) e o verbo conjugado na 1ª pessoa do plural (nós - fazemos). Será isto correcto?Será correcto dizer:
  1. A gente fazemos?
  2. A gente faz?
A expressão a gente é uma locução pronominal com o mesmo sentido que o pronome pessoal nós, isto é, é equivalente do ponto de vista semântico, sendo usada num meio mais informal. A primeira corresponde à 3ª pessoa do singular (ele), enquanto que a segunda corresponde à 1ª pessoa do plural (nós). O verbo deve estar sempre acordado com o sujeito (ele faz e não ele fazemos). Assim, o correcto é:
  • A gente faz

1 comment:

Anonymous said...

A tão 'esperada' secção, pela qual te perguntei algumas (poucas) vezes..
Bjnhs Alex*