Thursday, August 9

Oscar Wilde, escritor memorável


Oscar Wilde nasceu em Dublin, filho de William Wilde - cirurgião e amante de arqueologia, benemérito da terra - e Jane Francesca Elgee - escritora nacionalista -, a 16 de Outubro de 1854. Em 1856 nasce a sua irmã Isola. Até aos nove anos, Wilde foi educado em casa, tendo seguido depois para Portora Royal School, na Irlanda do Norte, entre 1864 e 1871, passando apenas os Verões com a família, no sul da Irlanda, onde conheceu o futuro escritor George Moore. De seguida, de 1871 a 1874 Wilde estudou Cultura Clássica no Trinity College, na capital Irlandesa, tendo-se destacado como aluno exemplar, o que lhe fez receber o prémio Berkeley Gold Medal. Recebeu depois uma bolsa para ir estudar em Oxford no Magdalene College, até 1878, onde fez parte de um movimento esteticista, cujos fundamentos residiam em criar um estereótipo de uma arte de vida, e ganhou o premio Newdigate pelo poema Ravenna. Gradoou-se aí ainda em Cultura Clássica. Após a graduação, Oscar regressou a Dublin, onde se apaixonou por Florence Balcombe, que, no entanto, não estava interessada em Wilde. Ao saber disso, o escritor avisa-a de que deixará a Irlanda para sempre, consumando-o ainda em 1878, regressando apenas duas vezes à sua terra natal até ao final da vida. Os seis anos seguintes esteve em Londres, Paris e Estados Unidos. Em Londres conhece Constance Lloyd, casando com ela em 1884, de onde resultaram dois filhos - Cyril (1885) e Vyvian (1886). Após o estado de miséria que assolou Wilde, Lloyd retirou o apelido Wilde aos filhos. Esta morreria em 1898, Cyril na I Guerra Mundial, sobrivendo Vyvian. Em 1895 foi condenado a dois anos de prisão por actos homossexuais, tendo sido aí que escreveu uma das suas maiores obras - The Portrait of Dorian Gray (O retrato de Dorian Gray) - . Foi libertado em 1897, passando a viver em Paris como o pseudónimo de Sebastian Melmoth. Morreu de meningite a 30 de Novembro de 1900. Entre as suas obras, destacam-se além de O Retrato de Dorian Gray, a O Fantasma de Canterville, O Filho da Estrela e algumas poesias, assim como 9 dramas.

2 comments:

Anonymous said...

'O retrato de Dorian Gray', um livro memorável, de leitura acessível e completamente 'adequado' à sociedade em que vivemos.
Livro que se baseia num rapaz, que prima, acima de tudo, pela beleza eterna, disposto a pagar/abdicar de tudo por tal.
Oscar Wilde é claro quando nos mostra que tudo na vida tem um preço e que, praticamente, tudo na vida depende do nosso passado.
Contudo, cabe a cada um interpretar este livro (maravilhoso).

iFrancisca said...

Tenho passado aqui muitas vezes nos últimos dias e não encontro novidades!
Escreve por favor!
bjs gordos