Sunday, October 14

Outras figuras do modernismo


Fernando Pessoa foi a principal figura do modernismo português. Houve, contudo, outros como Mário Sá Carneiro (1890-1916), que, como Pessoa, foi sempre um insatisfeito com a vida, tendo por isso mesmo se suicidado. Foi parte da famosa Geração d'Orpheu. Como modernista, expressou-se essencialmente a nível do decadentismo, simbolismo e saudosismo. Aqui fica um belo e expressivo poema seu:


Perdi-me dentro de mim
Porque eu era labirinto,
E hoje, quando me sinto,
É com saudades de mim.

Passei pela minha vida
Um astro doido a sonhar.
Na ânsia de ultrapassar,
Nem dei pela minha vida... (...)

Desceu-me n'alma o crepúsculo;
Eu fui alguém que passou.
Serei, mas já não me sou;
Não vivo, durmo o crepúsculo.

«Dispersão»

2 comments:

Anonymous said...

dificil de gostar confesso.. =)

Quomodum said...

Gostando ou não, é o que ele sentiu =)