Tuesday, September 18

Pequena tentativa

Há uns meses tentei fazer um esboço de um futuro texto que retratasse episódios caricatos - imaginários ou reais - que, por falta de tempo, imaginação ou lá o que seja, se quedou pelas 3 páginas apenas. Aqui está um excerto:



Todos os dias entrava aquele pasteloso, seboso e gordalhufo rabo na sala de sermões: uma esganiçada voz, rouca ainda por vezes, era solta de áspero modo, arranhando os tímpanos mais sensíveis, causando mesmo náuseas. Logo se ouviam conversas sobre patinagem, almoços em casa da mater, por vezes até insectologia. Algumas almas eruditas se tentavam ainda aguentar no meio de tal desgraçado ambiente, agitando fortemente os braços, ganindo pelo sacro esclarecimento de uma dúvida que atormentava o seu encéfalo atormentado havia já alguns dias. A veneranda mestre aproximava-se. Numa voz agonizante soltava então um “seja”, esplanava a solução no negro quadro a meia-dúzia de almas atentas. Por vezes, algum cordeiro se levantava, tentava demonstrar a sua insatisfação perante este recreio. Em vão, porém. A velha peruca mal se movia, nem um movimento de olhos focava o cordeiro. Então, lentamente, sonolentamente, agoniadamente, uma névoa caía sobre a sala, as paredes tornavam-se grades, os vidros embaciados e o ar pesado. Os mais bravos combatentes iam por fim esmorecendo, caíndo na desgraça das equações. No entanto, no final, já saudosos de algo estimulante, ouviam o toque de saída. Rapidamente se abriam as portadas amareladas, uma lufada de ar entrava, fazendo mover de leve as pesadas saias da pesada senhora. Todos se animavam, fugiam para o verdadeiro recreio, ofendidos, atormentados e amedrontados de tamanha desgraça.

4 comments:

iFrancisca said...

Adorei! Só um pequeno reparo, aqueles três "mentes" seguidos... Para mim o correcto seria: "Então, lenta, sonolenta e agoniadamente uma névoa...". Não leves a mal, é só uma opinião. Beijocas e continua assim!

Anonymous said...

Consegui abstrair-me da senhora e gostar do texto! ai ai benditas aulas de matemática!

Anonymous said...

Coitada da mulher.. nao tem culpa de ser uma incompetente! Ensinar? ensine quem aprende!

Quomodum said...

Sentir? Sinta quem lê (e assiste aos sermões)